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NPS no atendimento

Como melhorar o NPS no atendimento da sua empresa?

Você já avaliou como está o grau de satisfação com o atendimento ao cliente de sua empresa? Será que a experiência de seus consumidores é positiva?

Para isso, é importante avaliar o NPS de sua marca, uma métrica simples que muitas empresas acabam deixando de lado, porém, é a partir dela que é possível “medir a temperatura” da satisfação do cliente. Por isso, veja neste artigo como funciona o NPS e conheça 5 estratégias para melhorar a sua pontuação. 

O que é o NPS?

O NPS (Net Promoter Score) é a mensuração do grau de satisfação do cliente com o negócio. Geralmente, para obter esses dados numéricos é feita a pergunta ao indivíduo: “em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a empresa para um amigo ou outro conhecido?”

De acordo com as respostas, o cliente é incluído em um dos 3 grupos:

  • Promotores (notas 9 e 10): recomendam a organização e seus produtos para terceiros;
  • Neutros (notas 7 e 8): não indicam, mas também não criticam;
  • Detratores (notas de 0 a 6): não estão satisfeitos com a empresa e fazem comentários negativos sobre a marca com outros. 

Como funciona o cálculo do Net Promoter Score?

Para fazer o cálculo do NPS, utiliza-se a fórmula: 

  • % total promotores – % total detratores = NPS

Por exemplo, supondo-se que os promotores foram 36% e os detratores 44%, aplicando a fórmula, a pontuação do NPS é de -8. 

Mas será que esse é um bom resultado? De acordo com o resultado, a nota se enquadra em um dos seguintes grupos de classificações: 

  • Entre 75 e 100: Excelente;
  • Entre 50 e 74: Muito bom;
  • Entre 0 e 49: Mediano;
  • Entre -100 e -1: Ruim. 

Então, no caso do nosso exemplo, o valor do NPS da empresa está classificado como ruim. Esse resultado pode ser muito prejudicial para a relação da empresa com o cliente, como a falta de fidelização e consequente perda do consumidor. Portanto, é fundamental agir para melhorar o grau de satisfação dos clientes. 

Veja 5 estratégias para melhorar o NPS no atendimento

O que fazer para melhorar a pontuação do NPS do seu negócio? Confira 5 estratégias que são de ajuda nesse sentido. 

1- Mantenha o foco na experiência do cliente

O Customer Experience (CX), ou a “experiência do cliente”, são as impressões que o indivíduo cria sobre a marca ao longo do processo de compras ou prestação de serviços. Esse fator pode ser determinante para a fidelização. 

De acordo com uma pesquisa da Oracle, 89% dos consumidores migram para os serviços da concorrência depois de passarem por uma experiência negativa. 

É interessante relembrar que o NPS é um índice que mede a satisfação individual de cada consumidor. Portanto, o resultado está diretamente ligado com a  percepção sobre o relacionamento com a marca, se foi positiva ou não. 

Por isso, no caso do atendimento ao cliente, visando atingir melhores pontuações, o ideal é adotar uma abordagem de customer centric, ou seja, que coloque as necessidades e os desejos do consumidor como foco principal.

É interessante reconhecer a importância da flexibilidade para que a comunicação seja eficaz. Afinal, durante cada estágio da jornada de compras, a pessoa vai necessitar de um atendimento diferente, que supra as expectativas de acordo com o momento. 

2- Ofereça um suporte de qualidade

Outro fator relevante para melhorar o NPS no atendimento, é dar atenção ao funcionamento do suporte ao cliente, garantindo soluções rápidas e eficazes. 

Segundo os dados disponibilizados pela Kissmetrics, 26% dos clientes postam comentários desfavoráveis sobre uma empresa em redes sociais após terem uma experiência de atendimento ruim. Além disso, apenas 50% das pessoas dão à marca o prazo de 1 semana para resposta antes de decidirem parar de fazer negócios com o empreendimento. 

Então não há como negar que o suporte ao cliente precisa atuar com rapidez, isso se aplica tanto ao tempo de demora para a resposta inicial como para o período de resolução de uma solicitação ou reclamação.  

Pensando nisso, a empresa pode otimizar o NPS e reduzir os custos por possibilitar o autoatendimento. Dentre as opções, é possível destacar:

  • FAQ (Frequently Asked Questions): trata-se de uma seção no site ou aplicativo da organização que contém respostas prontas para as dúvidas mais comuns; 
  • Chatbot: software baseado em Inteligência Artificial treinado para se comunicar com os humanos, compreendendo suas perguntas e fornecendo uma resposta adequada, em tempo real. 

Dessa forma, o próprio consumidor pode resolver requisições mais simples. E, consequentemente, o atendimento ao cliente por um humano fica com menor volume, permitindo que os agentes foquem nas resoluções de dúvidas mais complexas que exigem um nível de especialista. 

3- Leve os feedbacks à sério

O NPS é um modo do indivíduo dar feedbacks para a organização sobre o seu grau de satisfação. No entanto, isso apenas será útil se a empresa utilizar esses retornos como subsídios para elaborar estratégias de melhorias. 

Por isso, junto a avaliação do NPS no atendimento, o ideal é disponibilizar perguntas ou campos de texto que ajudem a identificar qual foi a motivação por trás da nota aplicada. 

Com essas informações em mãos, a companhia consegue visualizar onde estão localizadas as falhas e elaborar táticas para superá-las. 

4- Sempre treine e atualize os atendentes

O treinamento dos atendentes é essencial para garantir que as técnicas de atendimento ao cliente utilizadas pelo profissional estejam em harmonia com os valores defendidos pela empresa. 

Quando um consumidor entra em contato com o negócio, os atendentes ocupam a posição de representantes da marca. Qualquer palavra ou ação vai influenciar na definição da experiência do cliente com a corporação. 

Também, é essencial manter programas de atualização constantes. Dessa forma, as pessoas do atendimento estarão cientes sobre qualquer mudança de postura da organização ou da legislação, além de ser uma ótima oportunidade para o aperfeiçoamento das habilidades técnicas. 

Nesse sentido, um modo de garantir atendentes qualificados e bem treinados é terceirizar a operação de atendimento, já que um contact center possui profissionais especialistas e todos os recursos necessários para acompanhamento de cada contato. 

5- Avalie regularmente o NPS 

Em último lugar, é importante compreender que a avaliação do NPS é um processo regular. Por isso, é fundamental criar um planejamento com metas e prazos definidos. Assim, de tempos em tempos, será possível verificar se houve progresso na pontuação. 

Mas, o que fazer se você já tentou melhorar o NPS no atendimento da sua empresa e não conseguiu? Nesse caso, uma boa opção é recorrer ao auxílio de especialistas no assunto, como a AeC.

Só para exemplificar, a AeC conseguiu ajudar a melhorar o atendimento ao cliente de uma grande varejista de moda brasileira, elevando o NPS de -13 para nota 46, um ganho de 59 pontos, em quatro meses de operação. Entre outros benefícios, a companhia obteve as seguintes melhorias:

  • Notas de monitoria de qualidade mais alta;
  • Redução na quantidade de reclamações;
  • Otimização do tempo médio de atendimento (TMA);
  • Diminuição da fila de espera. 

Garanta as mesmas vantagens para o seu negócio: Conheça os serviços da AeC e melhore a satisfação do seu consumidor!

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