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Cobrança de millennials: como negociar com a geração que odeia atender telefone?

Cobrança de millennials: como negociar com a geração que odeia atender telefone?

Uma das estratégias mais eficazes para se obter sucesso em uma negociação é ter conhecimento geral das partes envolvidas para oferecer um melhor atendimento ao cliente. A partir daí, é possível estabelecer os melhores métodos de abordagem e entender como lidar com as objeções. 

Um grupo que merece conhecimento prévio para se obter boas negociações é a geração millennials, ou geração Y. Eles são responsáveis por uma parte das movimentações financeiras e negócios comerciais, devido à sua conectividade e acesso à informação. 

No entanto, nem sempre os millennials conseguem se organizar financeiramente, acabando muitas vezes inadimplentes. 

Mas como definir uma abordagem eficiente para alcançar esta geração que é muito conectada, mas quer ter autonomia para tomar as decisões ao seu tempo? 

Descubra como mapear e promover uma efetiva cobrança de millennials neste material que preparamos para você. Confira!

Quem é a geração millennials?

Em primeiro lugar, vamos conhecer a geração millennials e saber quais as suas características e como pensam. 

Os millennials, ou geração Y, são as pessoas nascidas entre 1980 e 2000. É uma geração que pegou a transição entre a era analógica e a tecnológica, por isso são extremamente conectados e bem informados. Por viverem uma fase de constantes mudanças, geralmente são flexíveis, apesar de serem também muito exigentes. 

Além disso, é uma geração que desde cedo teve acesso à internet, por isso tem uma comunicação mais objetiva, menos prolixa e mais voltada ao resultado que de fato quer produzir. Isso fez com que a geração millennials também tivesse mais oportunidades, podendo realizar escolhas em meio à diversidade de ofertas à sua disposição. 

Essas pessoas também apresentam um bom poder aquisitivo, apesar de não serem tão organizadas. Com um alto poder de compra, podem ser um público interessante para empresas que desenvolvem produtos ou prestam serviços, sendo um bom alvo a ser trabalhado nas negociações. 

Mapeando a geração millennials

Para saber como negociar com esta geração, é necessário mapear os principais pontos que caracterizam o seu modo de pensar e de agir. Como viveram um importante momento de transição e ainda possuem uma realidade de constantes mudanças, é preciso entender qual é o momento que a geração millennials se encontra e por quais transformações ela já passou, de modo a oferecer a melhor experiência do cliente.

Hoje, a geração millennials vive a era da internet e da informação. Possuem inúmeras opções à sua frente e prezam por uma comunicação objetiva, rápida e eficiente. Em geral, têm acesso em tempo integral ao smartphone, mas respondem na hora que quiserem. Atender o telefone? É muito difícil, apenas em casos bem específicos, onde já sabem o que esperar da ligação e estão preparados para ela. 

Por isso, ao realizar uma abordagem de cobrança de millennials, é preciso levar em consideração em qual momento de vida que estão, quais as tecnologias estão sendo utilizadas por eles e a forma eficiente de se comunicar, sendo diplomático e ao mesmo tempo persuasivo. 

Assim, será possível ter eficiência, chegando aos resultados esperados e ainda oferecendo um bom atendimento ao cliente.

Como realizar a cobrança de millennials?

Agora que já sabe que esta é uma geração conectada e bem informada, você deve usar essas informações para desenvolver estratégias de abordagem e manejo das objeções na hora da cobrança. Além disso, como os millennials não atendem telefone, é melhor não perder tempo com essa estratégia.

Para ter sucesso na cobrança de millennials, é preciso usar o modo de pensar e agir dessa geração ao seu favor. Ou seja, utilize a tecnologia e uma linguagem objetiva para chamar a atenção. Em teoria pode parecer simples, mas na prática é um pouco mais complexo. No entanto, para ilustrar melhor essas possibilidades, vamos nos aprofundar um pouco mais.

É fundamental que você entenda quais são os meios mais utilizados pelo cliente, como e-mail, WhatsApp, redes sociais ou outras tecnologias. Também é importante utilizar uma linguagem próxima do cliente, que chame atenção dele e o acolha, sem deixar de ser persuasiva. 

Por fim, é fundamental preservar a boa experiência do cliente, tratando-o com respeito e facilitando a criação de um bom vínculo. 

Como a tecnologia pode ajudar na cobrança de millennials?

A tecnologia é uma aliada na hora de realizar a cobrança de millennials. Ela pode te oferecer recursos que ajudarão a tornar essas cobranças mais efetivas e trazer resultados muito mais positivos. Além disso, ao usar tecnologias atualizadas, você estará falando a linguagem dessa geração, o que facilita a aproximação e uma boa comunicação.

Uma forma tecnológica de saber como realizar a cobrança de millennials é utilizar os dados ao seu favor. Ter a informação sobre qual horário é mais propenso para ele ver os e-mails ou responder as mensagens de celular pode ajudar quando a mensagem a ser respondida será a sua. 

Outra informação importante é sobre quais aplicativos eles usam para se comunicar, assim você será mais preciso ao abordá-lo em uma plataforma com a qual ele tem mais habitualidade. Você pode, ainda, utilizar meios para oferecer outros produtos e recolher de forma sútil os seus débitos, oferecendo bônus e descontos assim que terminar os devidos pagamentos. 

Uma abordagem tecnológica pode ser a solução que está faltando para cobrar uma geração conectada e ainda dispor de uma boa experiência do cliente. É o ponto em comum que liga o seu setor de cobranças com uma geração difícil de acessar por meios mais analógicos e pouco modernos. Por isso, pense em soluções inovadoras na hora de efetuar a cobrança de millennials e veja como terá mais resultados utilizando métodos diferentes nessa abordagem.

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