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A ESTRUTURA HOME OFFICE DA SUA EQUIPE É EFICIENTE?

A estrutura home office da sua equipe é eficiente? Entenda como a AeC pode ajudar

O que era uma tendência, tornou-se uma realidade em poucos meses. O modelo de trabalho em home office é cada dia mais recorrente nas empresas. Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima em 16,7% o potencial de trabalho remoto no Brasil.

O número, que já chegou a 22,7% (2021), reduziu depois de analisadas as condições dos colaboradores em ocupações potenciais de trabalho remoto. Cerca de um quinto desses trabalhadores reside em domicílios sem os meios necessários para executarem suas atividades em home office, tal como computador com acesso à internet ou até mesmo energia elétrica contínua.

Os dados podem assustar, mas essa realidade impacta consideravelmente o atendimento ao cliente, e as empresas não veem os benefícios do trabalho remoto por conta de uma estrutura de home office não adequada. 

A contratação de soluções capazes de otimizar o modelo de trabalho e evidenciar as vantagens do home office é o indicado para estes casos. E a AeC pode auxiliar sua empresa nessa migração da operação de relacionamento com o cliente e o call center para o trabalho remoto, sem afetar a experiência de seus consumidores.

Entenda as vantagens da estrutura home office

Para uma equipe de relacionamento com o cliente que atua em home office funcionar de forma efetiva, é preciso ter uma organização bem estabelecida. Mas com a adoção do trabalho remoto, é possível reconhecer benefícios para a operação da empresa.

Melhora na performance dos KPIs

Um bom exemplo de melhoria nos KPIs pela transição para o home office, foi um case de uma foodtech, referência na América Latina, que buscou o auxílio da AeC para implementar uma nova operação de atendimento ao cliente em Arapiraca, no Estado de Alagoas. Confira os resultados dessa transição, clicando AQUI.

Produtividade da equipe e redução de turnover

Com a estrutura home office adotada de forma eficiente, a cultura do trabalho remoto possibilitou aos colaboradores uma maior satisfação dentro da operação. Desta forma, a produtividade das equipes aumenta e o número de demissões cai.

Redução de custos

Segundo dados da SAP Consultoria em Recursos Humanos, 57% das empresas reduziram os custos de manutenção de espaço físico com uma estrutura home office. Os custos também podem ser reduzidos por conta do corte de benefícios restritos à locomoção, por exemplo. 

Baixo investimento

Com a redução de custos quanto ao espaço físico, as empresas economizam e seus investimentos se destinam a sistemas e tecnologias para aprimorar a operação. Porém, comparado ao gasto proporcionado por espaço físico, ainda é compensatório.

Erros comuns da estrutura home office nas empresas

Ao escolher o modelo de trabalho home office sem planejamento, a empresa pode cometer erros comuns que, em sua maioria, estão relacionados à estrutura.  Um exemplo comum de falta de estrutura é a falta de internet de qualidade, por exemplo, causando adversidades na jornada de trabalho dos atendentes. Esse é um fator importante que deve ser levado em conta no planejamento. 

Um bom atendimento pode ser realizado independentemente do local, mas é essencial que possíveis erros de uma operação à distância sejam dissipados o quanto antes. Desta forma, um call center ou contact center home office precisa estar amparado em instâncias estruturais de segurança e de gestão.

Pontos de atenção

A infraestrutura do home office é um dos principais pontos de atenção de uma empresa. No caso de uma equipe de relacionamento ao cliente, é preciso compreender as necessidades do atendente.

Garantir que o operador tenha todos os equipamentos, uma rede de internet e energia elétrica estáveis se mostram essenciais. Além disso, os sistemas utilizados pela empresa precisam ser compatíveis com os equipamentos e os softwares de operação têm que estar devidamente conectados. E o mais importante: a empresa precisa ter consigo alguma ferramenta que assegure os dados coletados pelo operador. 

A gestão no home office

Para que a equipe de relacionamento com o cliente possa desempenhar um bom trabalho home office, é essencial uma gestão otimizada e organizada. E, para isso, é preciso integrar diferentes setores da operação, como atendimento, RH, TI e infraestrutura.

Organizar os setores anteriormente a essa migração para o trabalho remoto é o mais recomendado. Os operadores devem ter a confiança de que estarão bem amparados durante a jornada. 

Um canal de comunicação direto com os atendentes se faz necessário também. Assim, alinhamentos podem ser feitos de forma simples e com a garantia de que tenham um suporte adequado. A plataforma Robbyson, utiliza recursos de gamificação e inteligência computacional. Confira o case da plataforma na prática, clique AQUI para ler. 

O que a AeC oferece para a sua estrutura home office? 

A AeC conta com a mais avançada tecnologia para desenvolver e oferecer produtos digitais que revolucionam a experiência dos consumidores com suas marcas. A utilização de serviços inovadores possibilita a migração da equipe de relacionamento com o cliente para o trabalho remoto de forma tranquila e organizada.

E a prova disso é o aumento de 10% da produtividade do time remoto de uma grande empresa do ramo de telecomunicações em parceria com a AeC durante o ano de 2020. A operação, trabalhando mais satisfeita, gerou mais resultados.

Isso só ocorreu por conta do planejamento estratégico estabelecido aliado à tecnologia inteligente de quem é expert em outsourcing de contact center. A AeC fornece infraestrutura e tecnologia desenhadas exclusivamente para o home office por meio de acesso via VDI, com controles para manutenção da segurança, navegabilidade dinâmica e ágil, compreendendo todos os sistemas necessários para o trabalho dentro do fluxo necessário.

Os equipamentos necessários também têm o suporte da AeC. Desta forma, é disponibilizado de acordo com a necessidade da empresa, podendo ser fornecidos mesas, cadeiras e hardwares de acordo com o perfil de atendimento solicitado.

Além disso, as soluções exclusivas AeC são criadas de forma a reunir os sistemas e as ferramentas de trabalho que a empresa utiliza. Desta forma, há o ganho em produtividade, treinamento dos colaboradores e acompanhamento da performance operacional.

Como essa estrutura pode trazer resultados para a sua empresa

A implementação do home office para a equipe de relacionamento com o cliente pode ser um desafio, mas traz resultados consideráveis para a saúde da operação. O avanço tecnológico mostra como tendência a modernização de processos e, na prática, tais mudanças devem impactar a equipe positivamente.

Com o aumento da produtividade da equipe e a redução de custos das soluções AeC, a operação das empresas pode contar com um atendimento de excelência de qualquer lugar do país. 

A integração de sistemas e o suporte especializado possibilitam a otimização do relacionamento com o cliente e a prospecção de conexões com o público, tornando-as mais duradouras e rentáveis. 

Quer saber mais como a AeC pode auxiliar na estrutura de uma equipe em home office eficiente? Conheça as soluções disponíveis para sua empresa. 

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