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6 estratégias para aumentar a satisfação de seus clientes

O mercado está cada vez mais concorrido na disputa pela atenção — e os recursos — dos consumidores. Dentro desse cenário, ainda é preciso lidar com um nível de exigência ainda maior por parte de quem já é cliente e aqueles em potencial. Não à toa, conceitos como o Customer Centric estão em alta, afinal, é fundamental pensar na satisfação do cliente.

Com a transformação digital, porém, ficou mais fácil para as empresas se adaptarem e oferecerem uma melhor experiência ao consumidor. Para isso, é fundamental ter um planejamento e, é claro, adotar as estratégias mais adequadas para se aproximar da sua audiência. Seja ampliando os canais de atendimento oferecidos, seja investindo em ações específicas de fidelização.

Como aplicar, então, essas estratégias e aumentar ainda mais a satisfação dos seus clientes? Para ajudar você com esse desafio, preparamos este artigo com 6 ações que podem ser utilizadas pela sua empresa para entregar uma experiência ainda melhor aos consumidores e, assim, continuar se diferenciando dos concorrentes. Continue a leitura para saber mais!

O que e qual a importância de investir na satisfação do cliente?

Apesar de ter ganhado ainda mais espaço nos últimos anos, a satisfação do cliente é um conceito que sempre esteve presente na rotina das empresas. Na prática, representa se as expectativas dos consumidores foram atendidas ou não.

Ou seja, após comprar um produto e/ou serviço, como o cliente se sentiu? Compraria novamente? Recomendaria para alguém? São perguntas como essas que se tornam muito relevantes para entender um pouco mais sobre a satisfação do cliente.

Afinal, não basta realizar apenas uma venda, é preciso fazer com que o cliente retorne mais vezes e, em um cenário ideal, promova a sua marca de forma orgânica. Para isso, é fundamental investir em algumas estratégias que proporcionem uma experiência satisfatória.

Cada vez mais, os consumidores exigem que toda a sua jornada de compra seja otimizada. Sem isso, não é uma tarefa tão fácil competir com os seus principais concorrentes.

O cliente pode até fazer uma compra, mas as chances de retornar são muito menores. A boa notícia é que existem inúmeras maneiras de potencializar a satisfação do cliente — resta colocá-las em prática.

Quais as 6 melhores técnicas para aumentar a satisfação do cliente?

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Como a satisfação do cliente é tão importante, que tal descobrir as melhores táticas para garantir que a sua empresa ofereça a melhor experiência aos consumidores? Confira as 7 melhores dicas!

1. Ampliar a oferta de canais de atendimento

A primeira etapa consiste na ampliação da oferta de canais de atendimento. Quer um exemplo? De acordo um estudo da MarketingSherpa, 72% dos usuários preferem que o contato com as empresas seja feito via e-mail.

Mas e o restante dos consumidores? Apesar de ser importante entender as tendências, a sua empresa não deve limitar as possibilidades de escolha.

Dessa forma, avalie quais são as plataformas mais relevantes para o seu público, defina quantas delas podem ser trabalhadas de forma efetiva pela sua empresa e entregue uma melhor experiência. Afinal, não adianta oferecer diferentes canais se, na prática, o consumidor acaba insatisfeito com o que é oferecido. É preciso assegurar a qualidade de tudo o que você oferece.

2. Entender o perfil e as necessidades do cliente

Outra parte fundamental para melhorar o nível de satisfação do cliente é entender as suas motivações. Quais são os seus desafios? Quais são as suas prioridades? Como eles preferem ser abordados pela sua empresa? O que eles mais valorizam? Quando falamos em uma estratégia Customer Centric, por exemplo, você deve ir atrás dessas respostas.

A partir delas, é possível reestruturar todo o seu planejamento estratégico e adequá-lo ao que o seu público mais precisa. Dessa forma, as ações se tornam mais precisas em relação ao que a sua audiência deseja e, consequentemente, aumentam as chances de sucesso. Do tom de voz na hora de fazer um contato até o canal mais adequado para comunicação.

3. Trabalhar em estratégias de fidelização

Como falamos acima, não adianta focar apenas uma só venda, é preciso investir na fidelização dos consumidores. Ou seja, fazer com que o cliente se sinta confortável ao se relacionar com a sua marca e queira sempre retornar.

Esse trabalho começa na comunicação, criando uma relação de confiança com a sua audiência, humanizando a sua marca e incentivando o seu retorno.

4. Aplicar o NPS

Além disso, é importante avaliar o nível de satisfação dos clientes com certa regularidade. Uma forma eficaz de receber esse feedback é por meio do NPS.

O Net Promoter Score mostra o grau de fidelidade dos clientes com a sua marca. A partir de uma classificação de 1 a 10, é possível identificar qual é o percentual de consumidores que são leais e promotores da sua marca.

5. Oferecer um atendimento premium

A geração millennials tem como uma das suas características o alto nível de exigência para a qualidade de qualquer serviço. Quando o assunto é relacionamento com as empresas, não é diferente.

Por isso, você também deve considerar a oferta de um atendimento premium para os melhores clientes, entregando uma experiência ainda mais rica e satisfatória.

6. Ter uma equipe qualificada

Além de todos os fatores acima, é fundamental garantir a qualidade do serviço oferecido ao consumidor. A melhor maneira de fazer isso é qualificar os profissionais que trabalham na sua empresa. Treinamentos, capacitações, engajamento, todos esses fatores são fundamentais para que o colaborador entenda como ele é importante para empresa e ajude a oferecer mais ao consumidor.

Para conseguir aumentar a satisfação dos clientes da sua empresa, de nada vai adiantar adotar as estratégias e táticas acima sem o auxílio da tecnologia. Como falamos, a transformação digital é cada vez mais necessária para quem quer se destacar. Aliando as ações corretas com as ferramentas tecnológicas adequadas, se torna ainda mais fácil entregar uma melhor experiência.

Agora que você já sabe como otimizar a satisfação do cliente, que tal continuar por dentro de assuntos que podem ser úteis para o seu negócio? Siga a nossa página no LinkedIn e confira nossas publicações em primeira mão.

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